Metodologia e acessibilidade
LÍVIA RIBEIRO
LUCAS CELLA
MARIANA SANTOS
RAONE TOMAZELLI
THAÍSE COELHO
VIABILIZAÇÃO DA ACESSIBILIDADE NA ESCOLA DE MINAS
Ouro preto
2011
LÍVIA RIBEIRO
LUCAS CELLA
MARIANA SANTOS
RAONE TOMAZELLI
THAÍSE COELHO
VIABILIZAÇÃO DA ACESSIBILIDADE NA ESCOLA DE MINAS
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Metodologia Científica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto.
Orientadora: Mariana Ferreira
ouro preto
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.....................................................4
3 METODOLOGIA E CRONOGRAMA.............................................6
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................7
3
1 INTRODUÇÃO
Questões sobre acessibilidade são muito presentes nos discursos arquitetônicos atuais. Com o avanço da conquista de direitos por parte dos portadores de necessidades especiais, tornou-se necessário adaptar ambientes que anteriormente não possibilitavam acesso independente.
Seguindo tal raciocínio, o trabalho proposto tem como questão problema: é possível tornar a Escola de Minas – UFOP completamente acessível para portadores de necessidades especiais? Como hipótese à pergunta de pesquisa, considera-se que é possível sim, adotando uma série de medidas a serem estudadas, entendidas e aplicadas, tornar toda a Escola de Minas – UFOP acessível.
Neste sentido, o objetivo geral é analisar as possibilidades de tornar o ambiente em questão acessível, proporcionando independência de circulação às pessoas que dele usufruem. Para alcançar o objetivo geral, são propostos objetivos específicos, tais sejam: realizar um estudo de referencial teórico e técnico referente à acessibilidade contidas nas normas da NBR 9050; descobrir as reais necessidades dos portadores de deficiência através de pesquisa qualitativa e