Metodologia trabalho cientifico
1 O histórico do método científico
1.1 O conhecimento e seus níveis
1.1.1
O conhecimento empírico
1.1.2
O conhecimento científico
1.1.3
O conhecimento filosófico
1.1.4
O conhecimento teológico
1.2 O trinômio verdade _ evidência _ verdade _ certeza
2.1.1
A verdade
2.1.2
A evidência
2.1.3
A certeza
1.3 A formação da postura científica
3.1.1
Características de postura científica
3.1.2
Qualidade da postura científica
3.1.3
Importância da postura científica
2 Conceitos , leis , teorias e doutrinas
2.1 Conceitos
2.2 Leis
2.3 Teorias
2.4 Doutrinas
1 – O Histórico do Método científico
Atualmente , a ciência é resultado de descobertas ocasionais , nas primeiras etapas , e de pesquisas cada vez mais mais metódicas , nas etapas posteriores . Os homens de cada período histórico assimilam os resultados científicos das gerações anteriores , desenvolvendo e ampliando aspectos novos .
O que permitiu a ciência chegar ao nível atual foi o núcleo de técnicas de ordem pratica , seus fatos empíricos e suas leis , que formam o elemento de continuidade , que , por sua vez , foi sendo aperfeiçoado e ampliado ao longo da historia Homo sapiens . A ciência nos moldes que apresenta hoje, é relativamente recente. A revolução cientifica propriamente dita ocorreu nos séculos XVI e XVII, com Copérnico, Bacon e seu método experimental, Galileu,
Descartes e outros. Aos poucos, o método experimental foi aperfeiçoado e passou a ser aplicado em novos setores.
O século XXI por um lado, aponta para a possibilidade, não sem muita polêmica, de superação de alguns paradigmas há muito estabelecidos pela ciência, principalmente na área de transgênicos, dos genomas, da informática e das viagens aeroespaciais,e, por outro lado, indica também a necessidade de constituição de outros paradigmas, especialmente relacionados à questão ambiental, ao esgotamento dos recursos naturais e à manutenção da vida no planeta Terra.
Essa