Metodologia Trabalho Certo
Sistema de detecção de incêndio por meio de sensores de fumaça.
2 PROBLEMA
Quais as vantagens de combate a incêndio por meio de detecção automática?
Como pode melhorar a segurança do usuário desse sistema?
3 JUSTIFICATIVA
O sistema de detecção de incêndio não é apenas um auxiliar no combate ao incêndio e sim exigência do corpo de bombeiros de acordo com seu tamanho ou com sua ocupação, ou seja o seu risco de incêndio.
Em Mato Grosso do Sul para que um estabelecimento esteja regular para funcionamento deve apresentar um projeto de combate a incêndio aprovado ou com projeto em andamento junto ao CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul).
Como realizar o projeto?
Inicialmente deve-se disponibilizar ao profissional a planta arquitetônica, ou a mesma levantada (desenhada a partir de algo já existente). O software mais utilizado pelos projetistas é o Autocad. Mundialmente conhecido pelo seu alto desempenho e variedade de funções.
Esse software permite com que a representação da edificação seja fielmente representada em um arquivo digitalizado permitindo ao projetista a alocação dos detectores em planta para que a mesma seja executada após a sua aprovação.
O sistema de detecção de incêndio é normatizado de acordo com NBR 17240, NBR 09441 e NT19 (ABNT- Agencia Brasileira de normas técnicas). Exceto em casos específicos como Shopping centers que tem o aval do corpo de bombeiros para analisarem os projetos que se referem a suas respectivas lojas.
O responsável pelo projeto deve se basear nessas normas para a montagem do processo que será protocolado junto ao corpo de bombeiros, será realizado uma perícia pelos mesmos que formularão uma carta de resposta com todos os possíveis erros e duvidas do perito.
Isso será entregue novamente ao projetista que realizara as devidas adaptações para que seja realizada uma nova perícia, isso pode ocorrer várias vezes até o projeto ser aprovado. Após ser aprovado o dono do estabelecimento realiza a