METODOLOGIA resumo
O conhecimento vulgar (SENSO COMUM), também denominado “empírico”, é o que todas as pessoas adquirem na VIDA COTIDIANA, ao acaso, baseado apenas na experiência vivida ou transmitida por alguém.
Ao contrário, o conhecimento científico é uma aquisição intencional, consciente e sistemática; é um processo que chegou ao máximo de seu desenvolvimento com a aplicação do método científico.
O conhecimento científico resulta de investigação metódica e sistemática da realidade. Ele transcende os fatos e os fenômenos em si mesmos, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem.
É importante sabermos que, do conhecimento do senso comum, podemos desenvolver o conhecimento científico, pois ditos populares podem gerar questões que, às vezes, levam à pesquisa e à investigação científica; ou seja, aquilo que o senso comum não responde, a ciência pode responder.
Você pode entender melhor a diferença entre o senso comum e o conhecimento científico, pensando nos tratamentos médicos. Muitos remédios foram utilizados, inicialmente, pelas comadres ou pelos índios, uma vez que o conhecimento deles era advindo do senso comum, que também chamamos de conhecimento vulgar.
RESUMINDO
SENSO COMUM: transmitido de geração para geração; tradição cultural; educação não formal; baseado na imitação e em experiências pessoais; empírico e desprovido de explicações; experiência do dia-a-dia (casuais); informações relacionadas diretamente com as ações humanas concretas.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO: resulta de investigação; objeto da ciência é o universo material, físico e o que for perceptível pelos órgãos dos sentidos; é verificável, na prática, pela demonstração ou pela experiência; é transmitido por intermédio de treinamento apropriado; conhecimento obtido de modo racional; explica o por quê; acompanha procedimentos científicos.
A Natureza do Conhecimento
O conhecimento é o resultado de uma