Metodologia IDM
A Metodologia I.D.M. - Innovation Decision Mapping é composta de duas partes:
I. Presente e II. Futuro: I. Presente (uma etapa do I.D.M. - Rosa): - 0. Sintomas: Análise de Cenário Presente
II. Futuro (três etapas do I.D.M. - Amarelo): - 1. Objetivo: Resultado Desejado no Futuro - 2. Diagnóstico: Questão Chave / O Que Fazer? - 3. Ideias: Plano e Ações: Como Fazer? / Quem? / Quando?
Comparando o I.D.M. com o Google Maps:
Ver as Perguntas Chave de cada Etapa na Página: - http://metodologia-idm.blogspot.com.br/p/perguntas-chave.html Pensamento/Comportamento: Estratégico X Sintomático
Um papel importante da Metodologia I.D.M. é orientar as pessoas na direção de um pensamento mais estratégico e menos sintomático (imediatista):
Pensamento Sintomático: Gerar ideias a partir do sintoma (dor), sem definir objetivos.
Pensamento Estratégico: Gerar ideias após definição do Objetivo e descoberta do Diagnóstico. Pensamento/Comportamento Sintomático: - Percebe sintomas: dor de cabeça ou febre alta; - Parte direto para ação/ideias: tomar analgésico ou antitérmico.
Na atitude sintomática, não se define com clareza: - Objetivos e; - Diagnóstico: causa dos sintomas / questão chave.
Ter um comportamento sintomático no processo de decisão em grupo gera muitos conflitos, pois não se tem com clareza o objetivo comum e a questão chave.
Outros exemplos de Atitude Sintomática:
Fazer Planejamento Estratégico com Análise SWOT (Sintomas) e ir direto para o Plano de Ações (Ideias), sem passar pelas etapas de Objetivo e Diagnóstico.
Dar palestra de motivação para uma equipe desmotivada (sintoma) sem passar pelas etapas de objetivo e diagnóstico.
Tentar inovar apenas fazendo Brainstorming de ideias, sem passar pelas etapas: Sintomas, Objetivo e Diagnóstico. Etapa: 0. Sintomas
A Metodologia I.D.M. é um processo de planejamento de mudanças. A etapa de sintomas sinaliza a necessidade de