metodologia do trabalho
O cenário atual no qual se encontra o setor publico é marcado por dificuldades quanto a escassez de recursos e o aumento da demanda por serviços. Os cidadãos estão cada vez mais exigente com relação a correta aplicação dos recursos advindos do pagamento de tributos. Estes devem ser aplicados de forma mais transparente, eficiente, eficazes e menos onerosos. Esta situação criou a necessidade de se pensar em modelos que possibilitem aos administradores públicos e suas equipes tomarem decisões melhores e formularem estratégias mais adequada. Uma ferramenta que auxilia nessas questões é a utilização de indicadores de desempenho.
Observa-se que a maioria dos órgãos públicos brasileiro ainda não utiliza os indicadores de desempenho com fins gerenciais. A utilização dessa ferramenta auxiliaria na identificação de problemas, na analise de risco e também na tomada de decisões e teria como objetivo diminuir a descontinuidade provocada pela troca de governo a cada eleição.
1.1 Justificativa
Num mundo globalizado onde a excelência empresarial é exigida continuamente, clientes mais esclarecidos e seletivos, que exigem desempenho notável - as empresas, as organizações do setor público e as entidades sem fins lucrativos precisam alterar sua cultura interna, de modo a não perderem e, no mínimo, acompanharem o mercado. Para isso, é necessário definir com clareza qual a Missão, a Visão e a Estratégia de suas instituições, uma vez que o Balanced Scorecard vai trabalhar a implementação, a avaliação e o controle da estratégia para o alcance da missão, com conseqüente mudança na forma como a empresa é vista, interna e principalmente externamente.
Diante disso, esta ferramenta de gestão torna-se especialmente interessante em organizações que não são, necessariamente, voltadas para o aspecto lucro (financeiro), a exemplo das empresas públicas, como será comprovada no decorrer do trabalho.
1.2 Objetivos
1.2.1 Geral
Apresentar os