Solubilidade em água
TESTANDO A SOLUBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS EM ÁGUA (E VARIANDO A TEMPERATURA).
1. INTRODUÇÃO
Temos a solubilidade como a quantidade máxima de uma substância que pode ser dissolvida em certa quantidade de dissolvente numa dada temperatura e pressão, ou seja, coeficiente de solubilidade.
Quando ocorre solubilidade, as soluções podem ser definidas da seguinte forma: saturada, insaturada, e supersaturada. As experiências a seguir usam água como dissolvente, visto que a mesma é considerada solvente universal.
2. OBJETIVOS
O tema solubilidade já nos é apresentado desde muito cedo. Aprendemos que existem substâncias que dissolvem outras, e ainda aquelas em que esse processo não ocorre tão facilmente por algum motivo específico. Nosso objetivo então com o experimento é entender de uma forma mais clara e objetiva, no nosso caso usando a água como dissolvente, como tal processo químico acontece.
3. MATERIAIS USADOS
4 Béquers de 200mL;
1 Colher de chá ou medidor;
1 garrafa térmica;
Água (H2O);
Sal de cozinha (NaCl);
Café – Cafeína (C8H10N4O2);
Canela – Aldeído Cinâmico (C9H8O).
4. METODOLOGIA
A primeira parte do experimento foi esquentar a água e armazená-la em uma garrafa térmica para conservar sua temperatura, pois o aumento da temperatura favorece a solubilidade dos sólidos. Foram usados 4 béquers onde cada um com a mesma quantidade de água, foram utilizados para uma melhor visualização da dissolução. Todos estando iguais foram adicionados: o sal, açúcar, o café e a canela em pó. Foram postas cada uma em seu respectivo recipiente. A cada vez em iam sendo postas nos béquers, mexiam-se para uma melhor e mais rápida dissolução.
5. QUESTÕES PROPOSTAS
1) Por que, em água quente, a mesma quantidade de sal não satura a solução?
Existe um processo chamado “Salvatação dos íons” que nesse caso específico aconteceu com a o sal. Tal processo ocorre quando acrescentamos o sal a água, onde os