Metodologia do trabalho científico
Pesquisa Científica: Variações em torno do mesmo tema
Agora que você já explorou as etapas de uma pesquisa científica baseada no método hipotético-dedutivo, poderá apreciar algumas das várias classificações da pesquisa.
Como dissemos anteriormente, não existe um método único e, provavelmente, os métodos continuarão a se modificar e multiplicar à medida que o próprio conhecimento científico se modifica. A classificação que trazemos abaixo é uma modificação das classificações discutidas por Marconi & Lakatos (1999, p. 23 a 25). Como mostram essas autoras, há vários esquemas de classificação na literatura.
Classificação quanto ao nível de explicação: podemos distinguir as pesquisas de acordo com o nível de compreensão acerca de um fenômeno que se deseja alcançar. Se o fenômeno pesquisado é relativamente desconhecido dos pesquisadores é preciso, inicialmente, realizar uma pesquisa exploratória. É um trabalho preliminar, já que tem por objetivos gerais levantar informações básicas, mínimas, para que se possa posteriormente realizar uma investigação mais detalhada. Tais informações são necessárias, inclusive para determinar os métodos das pesquisas seguintes. As pesquisas descritivas têm por objetivo descrever um fenômeno ou situação, mas com níveis de aprofundamento e detalhamento maiores que a pesquisa exploratória. Aqui, busca-se identificar as variáveis envolvidas nas causas do fenômeno estudado sem que os pesquisadores interfiram diretamente. As pesquisas explicativas são aquelas que permitem o maior aprofundamento em relação aos conhecimentos das causas de um fenômeno. Seu objetivo é descobrir as causas determinantes dos fenômenos estudados.
Nas ciências naturais esse tipo de pesquisa é identificado, na maioria das vezes, com a pesquisa experimental (veja abaixo), mas na área de ciências humanas os experimentos nem sempre são possíveis, sendo utilizadas outras estratégias.