Metodologia do trabalho científico
Curso: Administração
Assunto: O trabalho acadêmico: Orientações gerais para o estudo na universidade
Ao iniciar essa nova etapa de sua formação escolar, a etapa do ensino superior, o estudante deve adotar novas posturas diante de novas tarefas que serão solicitadas.
Em primeiro lugar é preciso que o estudante se conscientize que o resultado depende dele mesmo, deve adquirir maior autonomia, maior independência.
Em segundo lugar, o estudante empenhar-se num projeto de trabalho altamente individualizado, apoiado no domínio e no manejo de uma série de instrumentos que devem estar contínua e permanentemente ao alcance de suas mãos; é preciso dispor de um material de trabalho específico de sua área e explorá-lo adequadamente.
Ao dar início à sua vida universitária, o estudante precisa começar a formar sua biblioteca pessoal, adquirindo paulatinamente, mas de maneira bem sistemática, os livros fundamentais para o desenvolvimento de seu estudo. No momento oportuno, essas bibliotecas devem ser devidamente exploradas pelo estudante, precisa munir-se de textos básicos, à medida do avanço serão substituídos pelos textos especializados, pelos estudos monográficos resultantes de várias pesquisas elaboradas pelos vários especialistas. Numa fase mais avançada, esses textos formarão a biblioteca do estudante, lançando as linhas mestras do seu pensamento científico organicamente estruturado.
O material didático científico deve ser considerado e tratado pelo estudante como base para o seu estudo pessoal, que complementará os dados adquiridos através das atividades de classe. É que muitos esclarecimentos só se encontram através desses estudos pessoais extraclasse.
Ao tomar notas durante uma exposição, muitas ideias acabam ficando truncadas: é preciso reconstruí-las. O contexto ajudará tanto mais que o que importa reter não é o texto da exposição do professor, mas as ideias principais. È preferível concentrar-se nas ideias