Analise textual
ORALIDADE E FUNÇÃO DE LINGUAGEM
“Não só baseado na avaliação do Guia da Folha, mas também por iniciativa própria, assisti cinco vezes a “Um filme falado”. Temia que a crítica brasileira condenasse o filme por não se convencional, mas tive uma satisfação imensa quando li críticas unânimes na imprensa. Isso mostra que, apesar de tantos enlatados, a nossa crítica é antenada com o passado e o presente da humanidade e com as coisas que acontecem no mundo. Fantástico! Parabéns, Sérgio Rizzo, seus textos nunca me decepcionam.”
Luciano Duarte. Guiam da Folha, 10 a 16 de junho 2005.
Fonte UOL educação. Acesso em 25/03/2012 às 16h23min
Na função emotiva a linguagem do emissor fica bem explicita, pois mostra o envolvimento dele através dos seus sentimentos, emoções e avaliações frisadas sempre em primeira pessoa
____________________________________________________________
****UM FILME FALADO - Idem. França/Itália/Portugal, 2003. Direção: Manoel de Oliveira. Com: Leonor Silveira, John Malkovich, Catherine Deneuve, Stefania Sandrelli e Irene Papas. Jovem professora de história embarca com a filha em um cruzeiro que vai de Lisboa a Bombaim. 96 min. 12 anos. Cinearte 1, desde 14. Frei Caneca Unibanco Arteplex7, 13h, 15h10, 17h20, 19h30 e 21h50.
Fonte UOL educação. Acesso em 25/03/2012 às 16h23min
Na função referencial o objetivo é passar informações sem a opinião do emissor (eu acho, eu desejo) de forma direta e clara sempre focada no receptor. Esta informação vem em 3 pessoa do singular : jovem professora de historia(ela)
RESERVA CULTURAL
Você nunca viu cinema assim.
Não perca a retrospectiva especial de inauguração, com 50% de desconto, apresentando cinco filmes que foram sucesso de público. E, claro, de crítica também.
Fonte UOL educação.