Metodologia do Trabalho Acadêmico
Ciência é um conhecimento sistematizado, baseado em pesquisas realizadas com métodos confiáveis e que podem ser replicadas. A ciência auxilia na compreensão e previsão da realidade, além de proporcionar soluções e melhorias no nosso cotidiano. Mito: são narrativas fictícias aceitas sem processo de reflexão ou crítica, sugerindo uma verdade ou reflexão de ordem moral. São passados de geração para geração. O mito explica e ordena a sociedade.
Religião: situa-se no plano da fé, pois são crenças preexistentes que aparecem sob a forma de revelação e constam em livros sagrados. Os dogmas religiosos não são questionados, nem tem que ter evidência empírica para serem aceitas. Plano de fé.
Filosofia: reflete sobre temas abstratos tais como ética, amor e liberdade de forma ampla, e seus conhecimentos não necessitam de comprovação. Reflexões abstratas.
Ciência: parte de evidências, de raciocínio analítico e de métodos idôneos para que seus resultados sejam precisos, dando origem a um conhecimento sistematizado.
4000 a.c: invenção da escrita pré-história = mito, inscrições rupestres antiguidade = filosofia; Sócrates, Platão (igualdade) e Aristóteles; racional; democracia; escravidão
1453: tomada de Constantinopla pelos turcos idade média = religião, teocêntrica idade moderna = ciência; renascentismo; o homem é o centro do mundo; burgueses e protestantes; ainda havia escravidão no Brasil idade contemporânea = ciência; antropocêntrico; Weber; Revolução Francesa; razão
Weber = tudo o que uma pessoa faz tem referência causal (humana) e lógica; comportamentos com sentido
Senso-Comum fruto de experiências individuais
Conhecimento vulgar, inclui aquelas afirmações que todo mundo compartilha, ou seja, que a maioria aceita como verdadeiras, mesmo que não tenham comprovadas.
O que diferencia o senso-comum e o conhecimento científico é o meio empregado para conhecer os fenômenos: o conhecimento científico utiliza métodos