Metodologia do trabalho acadêmico
A DETERMINAÇÃO HISTÓRICA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
SÃO PAULO
2014
A DETERMINAÇÃO HISTÓRICA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
INTRODUÇÃO
Há pouco mais de trezentos anos a ciência moderna sistematizou procedimentos, métodos e técnicas para analisar, definir, explicar e intervir. Seus primeiros modelos nasceram do conhecimento desenvolvido pela física e pela matemática. Posteriormente, as ciências humanas buscaram legitimação científica utilizando outros recursos metodológicos e teóricos. Mas nem sempre lutaram por este estatuto científico, embora nunca tenham se abdicado de um método e de uma fundamentação teórica consistente. Podemos perceber na acadêmica que grande parte da comunidade científica compartilha uma insatisfação com esta transposição paradigmática, das ciências naturais para as ciências humanas se diferenciam quanto ao objeto do conhecimento e os métodos de investigação. Os problemas, métodos, técnicas e soluções propostos pela ciência positivista têm sido severamente questionados, e estas críticas originaram diferentes concepções de ciência e de modelos paradigmáticos. É a inteligência simbólica, diferente de uma programação instintiva, que possibilita ao ser humano pensar, sentir, problematizar e agir, dando-lhe a possibilidade de produzir uma variada gama de conhecimento.
É justamente esta variedade que impulsiona a ciência. Contemplamos o material com os diferentes tipos de conhecimento bem como, a relação histórica da evolução destes além de ilustrar a relação entre a ciência e a sociedade atual.
A DETERMINAÇÃO HISTÓRICA NAS ATIVIDADES CIENTÍFICAS
Quando surgiu a ciência?
Esta parece ser uma pergunta simples. Contudo, tem frequentemente dado origem a longas discussões. Discussões que acabam quase sempre por se deslocar para uma outra pergunta mais básica: o que é