Metodologia do Six Sigma na área de TI
Técnica para Extração de Requisitos – Brainstorming
Disciplina: Introdução a Engenharia de Software
Acadêmicos: Cintia Cristina da Silva Daniel de Matos Avila Ramires Everton Coluci Jeferson Barbosa Pereira Jeferson Fabrício Renato Cesar de Souza Rita Ap. Realino Braga Tiago Ferreira Furlanetto Vanderlei Candido Ribeiro
Professor: Rodrigo Clemente Thom de Sousa Maringá, 28 de Maio de 2012
INTRODUÇÃO
O Brainstorming é um método de geração coletiva de novas idéias através da contribuição e participação de diversos indivíduos inseridos num grupo.
A utilização deste método baseia-se no pressuposto de que um grupo gera mais idéias do que os indivíduos isoladamente e constitui, por isso, uma importante fonte de inovação através do desenvolvimento de pensamentos criativos e promissores.
As sessões de Brainstorming podem ser estruturadas de uma forma rígida em torno de determinado objetivo ou de uma forma totalmente livre, dependendo dos gestores de topo. Contudo, para encorajar a participação e a criatividade, os gestores tendem dar total liberdade e a não emitir críticas nestas sessões. Após a sessão, onde poderão ser geradas dezenas de idéias, è necessário efetuar escolhas retirando todas as que não se adequam aos objetivos, às capacidades financeiras, técnicas ou administrativas da organização.
OBJETIVO:
- Descrever o que é o Brainstorming e as suas vantagens.
JUSTIFICATIVAS:
- Fornece maior interação social.
- Estimula o pensamento imaginativo.
- Evita a tendência de limitar o problema muito cedo.
- Técnica fácil de ser aprendida. PROBLEMA:
- Por ser um processo pouco estruturado, pode não atingir o nível de detalhamento esperado. DESENVOLVIMENTO:
Brainstorming foi elaborado nos anos 40, pelo publicitário Alex Osborn, é a mais conhecida técnica de geração de idéias. E muito eficaz quando se leva