metodologia decampo
A APA Chapada do Lagoão é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, possuindo 24180,0 hectares ( 10,78 % da Área do município), altitude média de 850 metros, incluída na Lei Orgânica da Câmara, Art. 17, de 21 de abril em 1990. Situada a 30 km da sede do município de Araçuaí, também chamada Samambaia, ou Brejão e Lapinha.
- Platô contendo frutas como pequi, araticum, jatobá, cagaiteira, rufão e pinha, além de outras plantas, como uma palmeira da qual se faz a vassoura.
- Possui oito lagoas que dão nome a chapada, estas em algumas épocas do ano recebem aves de arribação.
Altitude média de 850 metros, incluída na Lei Orgânica da Câmara, Art. 17, de 21 de abril em 1990.
399 famílias residindo diretamente na área da APA, acima da cota 500 metros de altitude. EMATER 2003.
Área da Chapada com Pequizeiros ao fundo Foto: Carlos Pereira
Tem como objetivo garantir da melhor forma possível o cumprimento da função social do uso área da Chapada do Lagoão, com suas 139 nascentes, 8 lagoas, fauna e flora diversas, belezas cênicas, produção familiar tradicional, uso das plantas medicinais e frutíferas do cerrado como o pequi, araticum, etc.
Utilizando da estratégia de gestão compartilhada pelo Conselho Gestor, amparado na lei orgânica que a instituiu, sobre a doutrina da lei ambiental brasileira garantida no SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação como uma das formas de Unidade de Uso Sustentável.
Chapada do Lagoão Foto: Carlos Pereira Chapada em relação à Araçuaí
Nasceu pela luta social das comunidades da Chapada e organizações do município que reagiram inicialmente à tentativa de grilagem de parte deste território por empresários paulistas ainda na década de 70. Continua como forma de resistência contra a pressão do sistema produtivo empresarial, que tenta ocupar o espaço com monoculturas e outras atividade agressivas, que usam o desmate da vegetação nativa,