Metodologia de Projetos
“Um projeto é um esforço para se atingir um objetivo específico por meio de um conjunto único de tarefas inter-relacionadas e da utilização eficaz de recursos.”
Escopo: todo trabalho que deve ser feito para atingir o objetivo do projeto.
Cronograma: definição de datas no planejamento do projeto.
Custos: valor a pagar por produtos ou serviços, integrantes do projeto.
Tarefas independentes são atividades componentes do projeto que não são repetitivas as quais necessita, ser cumpridas em uma sequência lógica, para alcançar os objetivos do projeto.
Recursos: insumos necessários para a realização do projeto.
Ciclo de vida do projeto:
Iniciar
Planejar
Executar
Fechar
Os níveis de custos e uso de recursos tem ascensão a partir do início do seu ápice nas fases intermediárias e declínio a partir do momento em que o projeto passa a se encaminhar para sua conclusão.
1. Ideia, empreendimento, demanda, necessidade.
2. Planejamento: integração de projetos, escopo, qualidade, tempo, custos, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.
3. Execução: monitoramento, controle, ajustes.
4. Encerramento.
“O project charter serve para dar o ponta pé inicial no projeto. Teoricamente, um projeto sem project charter não existe.”
Planejamento de projetos
Abordar técnicas para desenvolver um planejamento e controle de um projeto, com a finalidade de se atingir o seu objetivo com sucesso.
Planejamento é a organização sistemática de tarefas para se atingir um objetivo.
O planejamento determina: o que precisa ser feito, quem vai fazê-lo, quanto tempo vai levar e quanto vai custar.
Plano de projeto: atividades específicas necessárias, atribuição de responsabilidades, sequência das atividades, tempo e recursos necessários para cada atividade, elaboração de um cronograma e de um orçamento.
Implementação do projeto: realizar conforme planejado, controlar atividades e conduzir as atividades de forma que o objetivo