metodologia de pesquisa
1. O que é?
É um levantamento e análise que foi publicado sobre o tema de pesquisa escolhido, que permite efetuar um mapeamento do que foi escrito e de quem já escreveu algo sobre o tema da pesquisa. Faz como parte de um estudo cientifica da graduação ou pós-graduação e também é como parte fundamental em uma monografia, dissertação ou tese.
2. Como faz?
É dividida por nove passos:
1. Definir o assunto.
2. Reunir a bibliografia e começar com pelo menos 20 referências para poder ter uma visão panorâmica sobre o assunto.
3. Dar uma olhada inicial nas referências e identificar a estrutura hierárquica do assunto de pesquisa.
4. Ler a bibliografia reunida com muita atenção e listar as idéias principais.
5. Identificar as idéias principais a serem aproveitadas em seu trabalho. Não se esquecer de indicar as fontes de cada idéia.
6. Rotular todas as idéias para facilitar a referência futura.
7. Organizar as idéias em seções (entre 3 a 4 seções deverá aparecer) e subseções (3 ou 4 subseções para cada seção).
8. Escrever a referencial teórico seguindo a seqüência hierárquica de apresentação e dar à preferência a idéias abordadas por diversos autores.
9. E por último, concluir o referencial teórico identificando as idéias principais discutidas no texto e apontar para as questões de pesquisa em aberto na literatura.
3. Onde procurar?
A revisão deve ser procurada nos livros de texto e tratados, de forma a enquadrar o melhor possível o problema a investigar.
4. Como investigar?
É ler aquilo que há de mais atual sobre o assunto, e isto só se encontra em revistas periódicas ou através da consulta de teses de doutoramento em mestrados. Para nos identificarmos os artigos da revisão bibliográfica, é fazer a pesquisa nas fontes secundárias (publicações que indexam a informação bibliográfica de milhares de artigos, por assunto, palavras-chave, autores, revistas, etc.).
5. Quais os tópicos dos artigos da Revisão?
Os