Metodologia de pesquisa
4º SEM – CIÊNCIAS CONTABÉIS
TEMA:
O Milagre Econômico e o II PND.
“Pesquisar, compreender e analisar dois momentos importantes da economia brasileira durante o regime autoritário: o “milagre” econômico (1968-73) e o II PND de (1975-79).”
Quando nos falamos nos temas como o Milagre Econômico (1968-73) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (1975-79), temos que olhar um pouco mais para trás na nossa historia. Comecemos pelos anos da década de 30, onde medida que a industrialização avançava, a partir de 1930, crescia a polêmica sobre a participação do investimento estrangeiro na economia. Se por um lado era evidente a necessidade desses capitais para impulsionar o crescimento interno, por outro se fortalecia um discurso nacionalista, que encarava as empresas estrangeiras como exploradoras e não como parceiras do Brasil. Cruzamos aí, a era Getulio Vargas, e o governo de JK, onde é conhecido o slogan 50 anos em 5.
Neste momento com JK, observamos como ele investiu com convicção na atração de capitais externos para equipar as indústrias locais. Com medidas que privilegiavam esses empréstimos, como a adoção de uma taxa cambial favorável e de facilidades na remessa de lucros para o exterior, o Brasil assistiu a uma invasão veloz do capital estrangeiro em áreas estratégicas. Apesar desse crescimento econômico, os empréstimos externos e os acordos com o FMI ajudaram a aumentar a inflação e o arrocho salarial naquela época apareceu.
Inicio dos anos 60, a instabilidade política e crise econômica, os dois presidentes civis que sucederam a JK tiveram governos curtos e desastrosos. Jânio Quadros renunciou em 1961 e João Goulart, seu sucessor, foi deposto em 1964. A deposição de Goulart, também, inaugurou-se um novo modelo de administração da economia. As