METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTIFICA
Giselle Morais Rocha
Constitui objetivo geral do presente estudo de monografia a apresentação de uma visão geral da Administração Pública brasileira, passando ao tema específico da Administração Pública Gerencial.
O Módulo de estudo propõe reflexões sobre a evolução do pensamento ocidental e seu processo histórico, baseando-se no pensamento racional. O Método é o caminho a seguir para chegar a verdade nas ciências. Sob o ponto de vista da lógica, o Método representa o conjunto de processos que o espírito humano deve empregar para a investigação e a demonstração da verdade. O Método utilizado terá como fim disciplinar o espírito, excluir de suas investigações o capricho e o acaso, adaptar o esforço a empregar segundo as exigências do objeto e determinar o meio de investigação e a ordem da pesquisa.
A primeira característica do conhecimento científico é a objetividade, no sentido de que a ciência intenta afastar do seu domínio todo o elemento afetivo e subjetivo, deseja ser plenamente independente dos gostos e das tendências pessoais do sujeito que a elabora. Assim, o conhecimento verdadeiramente científico deve ser um conhecimento válido para todos. É ele positivo e racional, isto é, não consta de meros elementos empíricos, mas é essencialmente uma construção do intelecto. A ciência pode ser definida como um esforço de racionalização do real.
A palavra ciência definida no século XX e XXI é a da instituição da ciência, ou seja, o conjunto das comunidades científicas que trabalham para melhorar o saber humano e a tecnologia, na sua dimensão internacional, metodológica, ética e política.
A filosofia, como um modo de pensar, é uma postura diante do mundo.
A filosofia do presente estudo não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Quer se demonstrar, antes de mais nada, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência,