Metodologia de pesquisa cientifica
A passagem de um para outro nível de estudos implica adaptação às novas exigências no processo ensino-aprendizagem. As relações e a execução de tarefas sob os olhares do professor, gradativamente, cedem lugar ao estudo individual e a pesquisa. A iniciativa e a busca pessoal assumem o papel de receptividade e da dependência anteriores. A abordagem do tema justifica-se, pois, pela necessidade do conhecimento e da aplicação dos passos do método científico e da pesquisa por parte dos que ingressam na Universidade. O método científico é entendido como o conjunto de processos orientados por uma habilidade crítica e criadora voltada para a descoberta da verdade e para a construção da ciência. Nessa busca constante que caracteriza a ciência hoje, a pesquisa constitui seu principal instrumento ou meio de acesso. É o que decorre da definição de pesquisa tida como a atividade que, partindo de problemas, busca soluções através do emprego do método científico. O método científico e a pesquisa são duas realidades que, muitas vezes, confundem-se entre si embora sejam formalmente distintas. Enquanto a pesquisa não pode prescindir do método científico, este é também empregado em outras modalidades de estudo e de busca de conhecimentos que, rigorosamente, não podem classificar-se como pesquisa. Por outro lado, pelo fato de ambos se constituírem em procedimentos rigorosos na busca do saber e no controle prático da natureza, são propriamente identificados, por alguns autores, com a própria ciência.
1.0 - MÉTODO CIENTÍFICO E A PESQUISA
O método científico é a ferramenta colocada à disposição do cientista que, através da pesquisa, pretende penetrar no segredo de seu objeto de estudo.
1.1 – O método científico
Método, em sentido amplo, é a ordem que se deve impor aos diversos processos necessários para atingir um fim dado ou um resultado desejado. Método científico é um instrumento de que se serve a inteligência para descobrir relações, verdades e