Metodologia de Monografia
DISCIPLINA: Metodologia
DOCENTE: Hugo Rodolfo Lovisolo
DICENTE: Alessandro Mestriner Felipe
Curitiba
2003
I – TEMA
DIREITO DO TRABALHO
II – DELIMITAÇÃO DO TEMA
A MUDANÇA DO PARADIGMA DA SUBORDINAÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO
III – JUSTIFICATIVA
Um dos pontos marcantes e em constante divergência no direito do trabalho moderno pauta-se na caracterização do vínculo empregatício.
Para tanto, há um requisito primordial que pode oferecer subsídio para que em cada caso concreto, possa haver a devida identificação de uma relação de trabalho acobertada pelo direito do trabalho, que é a subordinação em suas novas concepções com o mundo contemporâneo.
A caracterização do elemento subordinação na relação de emprego é fator primordial e sua existência depende de uma perfeita interpretação de sua definição, bem como dos traços que possam ser utilizados para sua plena demonstração.
O Avanço tecnológico trouxe novos paradigmas de contrato de trabalho, que determinaram nova roupagem da subordinação, inclusive com variantes doutrinárias e jurisprudenciais sobre o tema, e que não pode passar despercebido pelos operadores do direito.
O conhecimento científico produzido será de utilidade social a todos quantos se depararem os casos concretos aonde ocorrer divergências sobre a caracterização da relação empregatícia pelo requisito da subordinação no mundo globalizado em que vivemos.
IV – OBJETIVOS DA PESQUISA
4.1 OBJETIVO GERAL
Analisar os novos paradigmas do conceito e utilização prática da subordinação para caracterização da relação de emprego, de forma a esclarecer ao operador das letras jurídicas a melhor forma de situar-se perante situações concretas recentes.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mapear as contribuições doutrinárias e jurisprudenciais