METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA EM ADM
Matrícula: 15113110404 Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração
AD 01 EXERCÍCIO 01/05
A relação entre senso comum e ciência
A habilidade que o homem tem de raciocinar, avaliar, questionar, propor teorias e soluções para uma melhor forma de viver acaba se caracterizando senso comum ou ciência.
A ciência foi, assim, denominada por estudiosos que buscavam o porquê para o tudo sem que este fosse explicado por mitos. Ela deve ter um raciocínio universal e comprovado. Contudo, a ciência esta numa extensão inimaginável, e tende-se aos estudiosos dela aprofundar-se em áreas específicas, isto de certa forma os faz muito bons em uma única área e os torna ignorantes e/ou atrofiados a pensar em outras diretrizes. Mas será que ela surgiu do nada? Podemos nos focar na ciência como uma extensão mais fundamentada do senso comum.
Acredito que o senso comum surgiu desde os princípios da lógica humana. Quando o homem se viu diante de perguntas relacionadas à sua sobrevivência. A partir da análise do dia, por exemplo, o homem pode perceber que animais que os fazia mal normalmente os atacavam no escuro e que a luz os salvara da morte. A partir dessa ideia mesmo sem conhecimento cientifico do universo, sem saber da existência de um Sol que ilumina nosso planeta, sem ao menos saber o que é um planeta, o homem mais rudimentar conseguiu avaliar através de um senso comum que num determinado período encontra-se a claridade (o momento mais seguro para a preservação da vida) e a escuridão (onde era necessário abrigar-se para que se tentasse sobreviver mais um dia) e que este fenômeno era cíclico, repetia-se com regularidade. É a partir de pensamentos como este que o homem conseguiu desenvolver técnicas para assegurar sua vida e prever situações que tendem a ter uma sequência, e com um passar do tempo quanto maior foi à curiosidade de prever e entender o que acontecia ao seu redor eles desenvolveram a ciência.
Então, não se pode separar o senso