Metodologia de Ensino de leitura e de teorias de leitura
De acordo com a autora, Koch (2009) a leitura é de supraimportância independentemente de quem vai ler (crianças, jovens e adultos), levando em considerações a linguagem textual, o próprio texto e qual o sentido que vai impor a leitura.
Quando o foco está no autor,basta ao leitor entender a informação que o produtor do texto quer passar, ou seja, captar as mesmas sem qualquer tipo de interferência, apenas aceitar o que está sendo passado, onde não sãonecessárias as experiencias e os conhecimentos do leitor.
Uma vez em que o foco está no texto, é preciso que o leitor tenha o conhecimento da liguagem que está sendo implicada pelo sentido das palavras e aestrutura do texto, assim como o meio social em que vive, para que assim possa reconhecer o que o texto quer lhe passar.
É chamado de interação autor-texto-leitor, quando o leitor sabe o que o autorestá tentando passar por meio do texto de um modo implícito. Criando assim a “moral da história” para o que lhe foi passado, do empírico, passado pelo autor, para o mais objetivo absorvido e formuladopelo leitor. A leitura leva em considerações os conhecimentos do leitor e suas experiências, fazendo com que se crie uma produção de sentido de acordo com as estratégias ultilizada por ele pararealizar a leitura.
As estratégias de leitura nada mais são do que processar, criticar, afirmar ou contradizer o que está sendo lido dando um significado para a sua leitura. Sendo o foco prinicipal oleitor e suas experiencias tanto com o autor, como para com o