Metodologia de desenvolvimento de produtos
“A administração de conhecimento colhe e partilha bens intelectuais visando obter resultados ótimos em termos da produtividade e capacidade de inovação das empresas. È um processo que envolve gerar, coletar, assimilar e aproveitar o conhecimento, de modo a gerar uma empresa mais inteligente e competitiva” (GAETNER GROUP, 1998).
O processo criativo de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos numa empresa passa necessariamente por políticas de estímulo à inovação, pois o processo de inovar é endógeno à empresa, gerado a partir de suas necessidades. A principal característica das organizações inovadoras é a alta eficiência em aprender, que elas sejam autocríticas ou compromissadas com o aperfeiçoamento contínuo. Elas são também muito eficientes em sintetizar o conhecimento de mercado com o desenvolvimento de produto mediante Know-how de produção. As organizações conhecidas por sua natureza inovadora conquistaram tal reputação a partir da inovação radical de produtos ou processos.
Sendo assim, a empresa participa na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos, lançando mão não somente de conhecimentos científicos, participação em feiras, analisando tendências de mercado. Mas também do conhecimento tácito e da experiência de seu quadro de colaboradores.
A empresa inovadora é uma criadora de conhecimentos, valoriza as idéias criadoras dos trabalhadores, bem como com seus ideais, e é isso que alimenta a inovação. Numa empresa criadora de conhecimento, inventar novos conhecimentos não é uma atividade especializada, é uma forma de comportamento, um modo de vida. Cada funcionário é um empreendedor dentro da empresa.
A responsabilidade de criar o conhecimento é de todos e não somente de um departamento, responsabilizado para tal. Todos na empresa precisam se sentir engajados neste processo criativo. Nenhum grupo ou departamento específico tem esta responsabilidade exclusiva. No processo de inovação tecnológica, é necessário o comprometimento pessoal