METODOLOGIA DA PESQUISA
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 OBJETIVOS DA EMPRESA ANALISADA NO ESTUDO DE CASO
3. METODOLOGIA
1.INTRODUÇÃO
Produção Enxuta – Aplicações no chão de fábrica. Os conceitos de produção enxuta surgiram por volta da década de 50, quando Taiichi Ohno começou a pensar em novas formas de gerenciar a produção da indústria automobilística, mais especificamente na Toyota Motor Company. O Sistema Toyota de Produção (STP) mudou os paradigmas da administração da produção, trazendo à tona idéias simples e inovadoras, baseadas em um objetivo comum: aumentar a eficiência da produção pela eliminação consistente e completa de desperdícios.
Como a implantação de novos procedimentos, e a mudança comportamental dos colaboradores envolvidos nos mais diversos setores, podem alterar os aspectos organizacionais, produtivos e lucrativos de uma empresa. Através desse estudo de caso, poderemos observar e entender como essas mudanças acontecem na rotina do setor de produção de uma empresa.
2.OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Mostrar quais as melhorias, e o ganho que uma empresa pode ter utilizando os princípios do sistema de produção enxuta.
2.2 OBJETIVOS DA EMPRESA ANALISADA NO ESTUDO DE CASO Principais objetivos definidos pela empresa com a implantação do sistema de produção enxuta:
- Atender ao prazo de 7 dias úteis;
- Reduzir o tempo de carregamento do material acabado para 4 horas;
- Reduzir para 0 as entregas que voltam;
- Melhorar e aprimorar procedimentos da produção;
3. METODOLOGIA
Estudo de Caso – Indústria de Corte&Dobra de Aço para Construção Civil – COOPERCON – ARCERLOMITTAL
Foi contratado um profissional especializado no assunto, para fazer treinamento com todos colaboradores da empresa. Nessa primeira etapa, o treinamento foi voltado para mudanças comportamentais, e planejamento de todas as ações que seriam tomadas posteriormente para otimização e melhoria dos processos. Também foi importante nessa primeira etapa,