Metodologia científica
Consiste em citar um trecho de obra alheia com as mesmas palavras utilizadas pelo seu autor. Apresenta-se reproduzida entre aspas duplas e citada a fonte com os dados de autoria, data e página. Uma citação dentro da outra será indicada com aspas simples.
Neste contexto, Oliveira (1999, v. 2, p.20) cita a participação da comunidade na gestão escolar como “uma revolução cultural de dimensões ‘copernicana ’.” a citações curtas (de até três linhas)
Deve ser inserida ao parágrafo, entre aspas duplas. No final da citação deve-se mencionar o(s) autor (es), a data e a(s) página(s) do documento citado entre parênteses. O sobrenome do autor deve vir em letras maiúsculas entre parênteses.
Exemplo: Estudos que antecedem ao ano de 1986 são de difícil comparação entre si, pois utilizavam uma metodologia bastante diversificada, a partir desta data com o uso de um questionário elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) adaptado para o Brasil foi possível padronizar os estudos e comparar os resultados obtidos (TAVARES; BÉRIA; LIMA, 2001)
Caso o nome do autor (es) ou o título da obra citada esteja incluído na sentença, o sobrenome do autor (es) deve trazer apenas a primeira inicial em maiúscula e logo a seguir a data.
“O toque é considerado como uma das maneiras mais importantes de comunicação não verbal, podendo enviar mensagens positivas e negativas para o paciente, dependendo do momento, forma e local onde ocorre” (DELL.ACQUA; ARAÚJO; SILVA, 1998, p. 17). b citações longas (mais de três linhas)
Deve ser apresentada em parágrafo independente, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte menor que a usada no texto e sem aspas. Deve-se usar o espaçamento 1 entre as linhas.
Obs. A NBR 10520 (ABNT, 2002) recomenda que quando houver a necessidade de no meio de uma citação longa fazer-se uma interrupção para comentário do autor, optar por fechar a citação com aspas, fazer o comentário e abrir nova citação com aspas. Nesse caso, coloca-se