Metodologia científica
A ciência no inicio da era moderna, pretendia dar resposta a tudo. Com o seu método teve pleno êxito fazendo uso da matematização como técnica. Para tal, era preciso uma fundamentação teórica, ou seja, fundamentar e justificar a metodologia praticada.
METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
O método científico – elemento fundamental do processo do conhecimento que se distingue do empirismo, das artes, da religião e da filosofia. É o conjunto logico e de técnicas operacionais que permitem o acesso às relações causais constante entre os fenômenos cuja base é a observação dos fatos ( causal ou espontânea ). Mas não é preciso só observar, mas também fazer uso da lógica. Sendo assim, a razão é elemento primordial que origina as hipóteses que devem ser comprovadas pela experimentação que se confirmada sua veracidade se tornará lei.
Vale salientar também a importância da indução e dedução, que são procedimentos racionais de argumentação ou de justificação de uma hipótese. Sendo que, na indução o procedimento lógico vai do particular ao geral e na dedução do geral ao particular. Partindo de tais princípios, é válido dizer que a ciência trabalha com raciocínios indutivos e dedutivos ( matemáticos ).
OS FUNDAMENTOS TEÓRICO - METODOLÓGICOS DA CIÊNCIA
Na Idade Moderna a ciência se torna a única forma de conhecimento, e seu método o único aceito ( logo universal e verdadeiro ), e foi sob essa visão que se formou e se desenvolveu as Ciências Naturais e as Ciências Humanas, sendo aqui o homem e suas manifestações, também vistos como outros fenômenos naturais. * NOVOS PARADIGMAS ( não mais religiosos )
Os valores e os critérios do homem se encontram aqui na própria natureza sob a forma de leis de funcionamento que se pode conhecer pelas varias ciências aplicando o método cientifico simultaneamente experimental e matemático. * PARADIGMAS – EPISTEMOLÓGICOS
Enfatiza-se aqui, a relação SUJEITO-OBJETO, que dependendo dessa relação tem-se