Exportação de pedras preciosas topázio imperial
TOPÁZIO IMPERIAL
INTRODUÇÃO
O Brasil é internacionalmente conhecido pela diversidade e pela grande ocorrência de pedras preciosas em seu solo. É o segundo maior produtor de esmeraldas e o único de topázio imperial e turmalina Paraíba. Para se ter uma idéia, somente o estado de Minas Gerais contribui com cerca de 25% da produção mundial de pedras utilizáveis nas joalherias.
Entre as pedras brasileiras mais valorizadas está o topázio-imperial, só produzida em Ouro Preto (MG).
EMPRESA TOPÁZIO-IMPERIAL MINERAÇÃO
A empresa está situada na cidade de Ouro Preto MG, atuando na extração de pedras preciosas especificamente o Topázio-Imperial. É uma das poucas mineradoras de gemas do mundo que trabalha com seu sistema de extração totalmente mecanizado.
A Topázio-Imperial segue todas as normas de lavra, preocupando-se com a extração, a preservação do meio ambiente e o equilíbrio ecológico simultaneamente. Atualmente a Topázio-Imperial Mineração atua no mercado interno e externo, dando prioridade as exportações das pedras lapidadas que são requisitadas por países como Taiwan, Hong Kong, Japão, Tailândia, China, Índia e principalmente Alemanha.
A empresa esta interligada ao IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos buscando atualizações, informações técnicas e de negócios visando competitividade no mercado de pedras preciosas.
PRODUTO A SER EXPORTADO
O topázio imperial é uma gema, termo atualmente utilizado para a definição das pedras preciosas e semipreciosas, que ocorre numa grande variedade de cores, do amarelo ao vermelho, passando por nuances intermediárias, como o rosa e o lilás, sendo os últimos os mais raros. Entre as pedras coradas, é uma das mais belas e valiosas. O valor comercial da pedra lapidada depende da cor, tamanho, forma, pureza.
A designação imperial para este tipo de topázio tem origem na Rússia, local das primeiras jazidas, exauridas durante o