Metodologia científica
FACULDADE DE FARMÁCIA
DEPARTAMENTO DO MEDICAMENTO
LAISE GOMES PEREIRA
ANEMIA FALCIFORME: INFECÇÕES ASSOCIADAS E TRATAMENTOS
SALVADOR
2011
1. TEMA
Abordagem teórica sobre a eficácia dos principais tratamentos da anemia falciforme, infecções mais freqüentes causadas por microorganismos encapsulados.
2. PROBLEMA
Qual a eficácia dos principais tratamentos da anemia falciforme, infecções mais freqüentes causadas por microorganismos encapsulados?
3. OBJETIVO GERAL
Estudar os microorganismos encapsulados mais freqüentes em falcêmicos, eficácia dos principais tratamentos da anemia falciforme.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Descrever os principais agentes infecciosos presentes em pacientes com anemia falciforme.
Analisar as medidas de imunização necessárias para diminuição na ocorrência de eventos infecciosos em Anemia Falciforme.
Evidenciar a utilização, eficácia efeitos adversos da hidroxiuréia, do transplante de células tronco hematopoiéticas para portadores de Anemia Falciforme.
5. JUSTIFICATIVA
A doença falciforme (DF) é uma doença genética frequente. Predomina entre negros e pardos e, no Brasil, a cada ano, nascem 3.500 crianças com DF e 200.000 com traço falciforme. Atingem principalmente a população negra. Dados mostram que cerca de 0,1% a 0,3% da população negra é afetada pela doença, avalia-se a existência de pelo menos dois milhões de portadores da HbS (heterozigotos). Estima-se que 78,6% dos óbitos devidos à doença falciforme ocorreram até os 29 anos de idade, e 37,5% concentraram-se nos menores de nove anos. Possuindo uma elevada letalidade, que abrangem especialmente jovens, refletindo a gravidade da doença.
As infecções são um dos agravos mais frequentes em pacientes com Anemia Falciforme, estando associada principalmente a um quadro de queda imunológica do organismo, podendo haver maior facilidade a infecções por microorganismos encapsulados, como exemplo o Haemophilus