Metodologia científica
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA:
METODOLOGIA CIENTÍFICA
MONALISA HELENO CARNEIRO
VIÇOSA
2014
METODOLOGIA CIENTÍFICA
A palavra ciência deriva do latim e significa conhecimento ou sabedoria. Geralmente, fala-se que uma pessoa tem algum conhecimento quando sabe algo ou tem informação em relação a algum aspecto da realidade.
Por exemplo, uma cozinheira detém conhecimentos culinários assim como um engenheiro sobre a construção de uma casa. No sentido geral da ciência os dois são considerados sábios. Porém, o conhecimento dos dois não é do mesmo tipo. Tanto o modo como cada um deles veio a aprender o que sabe hoje como a natureza do conhecimento aprendido são diferentes.
Nem todos os conhecimentos são iguais em sua natureza. Temos então a existência de vários tipos de conhecimento, ou seja, diferentes formas de se abordar a realidade, buscando-se compreendê-la ou explicá-la. Assim, o conhecimento pode ser do tipo senso comum, artístico, filosófico, teológico ou científico.
O conhecimento chamado de científico surge basicamente no século XVII, com à constituição histórica da modernidade no ocidente. A separação, tão comum hoje, entre filosofia e ciência não existia antes do advento da modernidade. A relação da ciência com a filosofia e com a arte nunca deixou de existir. São todos, na verdade, campos que se interconectam e que mantêm pelo menos um vínculo em comum: questionar a realidade discutindo ao mesmo tempo a felicidades humana. No entanto, existem algumas características que, de uma maneira geral, delimitam o campo da ciência. A ciência não é imediatista, não se contenta com informações superficiais sobre um aspecto da realidade, mesmo que esta informação seja útil de alguma maneira. Na verdade, a ciência pretende ser crítica, isto é, busca estar sempre julgando a correção de suas próprias produções.
O conhecimento científico