Metodologia científica
A vida acadêmica pressupõe, invariavelmente, pesquisa aliada à produção do conhecimento. Esse conhecimento, por sua vez, necessita ser registrado e divulgado, valendo-se de procedimentos que são feitos a partir da padronização de normas e técnicas precisas e universalmente aceitas. Obviamente, devem ser dominadas por parte de todos aqueles que lidam com o conhecimento sistematizado.
Este trabalho se vale de conceitos e expõe critérios para a produção de documentos e textos científicos. O mesmo é composto de temas gerais como a ciência, leitura, texto e a pesquisa. A primeira parte trata, resumidamente, dos processos e tipos de conhecimento e faz referência aos diferentes métodos de construção do saber científico. A diversidade de modalidades de trabalhos científicos, com ênfase na monografia, é o que constitui a segunda parte do trabalho.
Convém salientar que a simples observância das convenções e normas aqui apresentadas, por si só, não será capaz de assegurar a qualidade e relevância do estudo desenvolvido pelo estudante. A escolha adequada do tema, o acesso a fontes autorizadas que dão suporte à fundamentação teórica, uma orientação competente e, de modo imprescindível, o trabalho árduo e desafiador que caracteriza toda atividade de pesquisa.
1 METODOLOGIA CIENTÍFICA
É o elemento facilitador da produção do conhecimento capaz de auxiliar e entender os processos de busca de respostas, ou seja, um meio para a obtenção do conhecimento.
1.1 CIÊNCIA
A ciência está em busca de solucionar os questionamentos existentes que incomodam o ser humano e é uma das poucas realidades que podem ser levadas as próximas gerações. Cada período histórico foi se aperfeiçoando e sendo cada vez mais desenvolvido para a progressão dos resultados.
Cervo (2002) “A ciência, nos moldes em que se apresenta hoje, é relativamente recente. Só na idade moderna da história adquiriu o caráter científico que tem atualmente. Entretanto, desde o início da humanidade já se