Metodologia científica
As boas apresentações se parecem; as ruins são ruins cada uma à sua maneira. Os truques para fazer uma apresentação ruim são: ▪ Falta de preparação, preparar um tema pensando na audiência errada, fazer uma conferência longa ou muito curta, ou melhor ainda, ignorar o tópico escolhido completamente. ▪ Auxílios visuais de má qualidade, muito numerosos ou com muita informação. ▪ Resmungar, ler de um manuscrito e evitar olhar para platéia durante a apresentação são sinais certos de uma apresentação chata. ▪ Uma má apresentação raramente produz perguntas.
PREPARAÇÃO
▪ A chave para uma boa conferência é preparar bem e ensaiar muito. ▪ Verifique cuidadosamente o conteúdo do encontro no qual você vai falar, o tema e tempo disponível. Respeite sempre o tempo, especialmente em mesas redondas. Exceder o tempo significa falta de profissionalismo. ▪ Procure entender quem constitui a audiência para selecionar o nível correto de sua apresentação. Coloque-se no lugar da audiência e pergunte a si mesmo o que gostaria de ouvir e aprender. ▪ Pense cuidadosamente no título e conteúdo de sua fala.
AUXÍLIOS VISUAIS 1. Formato geral ▪ Quantos menos slides melhor. Lembre-se da regra: “um slide por minuto”. Dificilmente a platéia acompanha os recordistas da fala e acaba se desligando. ▪ Slides simples e ordenados são mais fáceis de ler. ▪ Não abuse das cores. ▪ Não utilize mais do que três cores. ▪ Escolha as cores com melhor contraste. Escolha as cores cuidadosamente, evite duas cores escuras. O tradicional é usar uma cor leve sobre um fundo escuro como amarelo ou branco em um fundo azul. Muitas variações diferentes dessas cores são disponíveis. Se a sala é clara use preto sobre branco. Lembre-se que os sinais de trânsito em muitos paises são amarelos em fundo verde escuro ou preto em fundo branco. ▪ Mantenha a orientação horizontal. ▪ Use o mesmo formato para