metodologia cientifica
Área de concentração: Nutrição, alimentação e educação.
Tema: Diagnóstico e intervenção nutricional em pacientes do SUS.
Linha de pesquisa: Diagnóstico e intervenção em nutrição e saúde pública.
Área de concentração: Nutrição e Saúde.
Tema: Influência da cultura na alimentação da população nordestina. Linha de pesquisa: Abordagem da cultura alimentar e social no nordeste brasileiro. Área de concentração: Nutrição, cultura e alimentação.
Referência: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: projeto de pesquisa. Rio de Janeiro, 2005. 10 p.
O projeto de pesquisa é um documento que tem a finalidade de apresentar as etapas de um trabalho de pesquisa, é a descrição da sua estrutura. A norma 15287 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece os princípios gerais e técnicos para apresentação desse tipo de projeto. A norma divide a estrutura de um projeto de pesquisa em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
Os elementos pré-textuais, são aqueles que antecedem o texto com informações que auxiliam na utilização e identificação do trabalho. São eles: capa, lombada, folha de rosto, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos e sumário. Sendo os elementos obrigatórios somente a folha de rosto e o sumário, os demais são opcionais. A obrigatoriedade do sumário é justificada com a sua importante aplicabilidade: organizar o trabalho em suas principais divisões e servir de referência do que vai ser encontrado nele. Já a folha de rosto permite ao leitor identificar rapidamente algumas informações importantes como: nome do autor, título, subtítulo (opcional), ano de entrega, nome da instituição na qual vai ser submetida a pesquisa, assim como o tipo de projeto.
A parte do trabalho em que