Metodologia cientifica
Nome: José Jefferson Barros Pires
1º) a) Os principais íons causadores de dureza são cálcio e magnésio tendo um papel secundário o zinco e o estrôncio.
b) O Negro de Eriocromo é um indicador típico de íons metálicos que é utilizado na titulação de diversos cátions comuns. c) São agentes complexantes fracos que exibem cores diferentes na forma complexada na forma livre.
d) O complexo é toda substancia capaz de ceder uma ou mais partes, são estáveis e solúveis. Podem ser convencionais ou quelatos. e) O quelato é um complexo formado por ligantes polidentados, resultante da reação entre íon metálico e um ligante que contem dois ou mais grupos doadores na sua estrutura molecular. No quelato o átomo do metal é o centro de um anel heterociclicode coordenação.
2º) a) São soluções que tendem a resistir a variações no pH como resultado da diluição ou da adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases. b) uma solução tampão de pH ácido é formada por um acido fraco e um sal formado pela reação desse ácido com uma base forte, e uma solução tampão de pH básico é formada por uma base fraca e um sal formado pela reação dessa base com um ácido forte.
3º) a) Os metais pesados constituem contaminantes químicos nas águas, pois em pequenas concentrações trazem efeitos adversos à saúde. Desta forma, podem inviabilizar os sistemas públicos de água, uma vez que as estações de tratamento convencionais não os removem eficientemente e os tratamentos especiais necessários são muito caros. Os metais pesados constituem-se em padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria 518 do Ministério da Saúde. Devido aos prejuízos que, na qualidade de tóxicos, podem causar aos ecossistemas aquáticos naturais ou de sistemas de tratamento biológico de esgotos. b) A dureza temporária é devida aos íons de cálcio e magnésio que sobre aquecimento se combinam com íons carbonatos e bicarbonatos. A dureza permanente é devida ao íons de cálcio e