Metodologia Cientifica
TIPOS DE FONTE LITERÁRIA
SUMÁRIO
Introdução2
2.1 Livros
2
2.2 Obras de referência
3
2.3 Monografias, dissertações e teses
4
2.4 Periódicos
5
2.5 Anais de Encontros Científicos
6
2.6 Resumos
7
2.7 Fontes online
7
02
|aula
Profª Drª
Ana Cláudia Puggina
Objetivos da aula
▪▪ Identificar os tipos de fonte literária: livros, obras de referência, teses e dissertações, periódicos, anais de encontros científicos, resumos, fontes online.
Introdução
“Ler é sonhar pela mão de outrem.
Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz.
A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo”.
Fernando Pessoa
2.1 Livros
Livros de leitura corrente abrangem tanto obras referentes aos diversos gêneros literários, tais como o romance, a poesia e o teatro, quanto às obras de divulgação, isto é: as que objetivam proporcionar conhecimentos científicos e técnicos.
2
METODOLOGIA CIENTÍFICA
As obras de divulgação podem ser classificadas em:
Obras científicas
Obras técnicas
Obras de vulgarização
Nessas obras a intenção do autor é comunicar a especialistas, de maneira sistemática, assuntos relacionados a determinado campo do conhecimento científico ou apresentar resultado de pesquisas.
Nessas obras o autor dirige-se a um público não especializado, utilizando linguagem comum e mais acessível.
Em trabalhos científicos, deve-se dar preferência às obras científicas e técnicas, evitando-se as de vulgarização. 2.2 Obras de referência
São obras destinadas ao uso pontual e recorrente, ao contrário das outras, que são destinadas a serem lidas do princípio ao fim. Exemplo típico dessa modalidade é o dicionário de língua, que ninguém lê do começo ao fim, mas a que se recorre para obter o significado de uma palavra específica.
Nos trabalhos científicos, são de grande valor os dicionários temáticos, que incluem termos dificilmente encontrados nos dicionários de