metodologia cientifica
A Pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de procedimentos objetivos, utilizados por um pesquisador, para o desenvolvimento de um experimento, a fim de produzir um novo conhecimento.
O Método é um levamento bibliográfico na literatura científica, a partir do desenvolvimento de trabalhos publicados em revistas científicas, livros especializados e em bases de dados da rede Bireme.
A Estrutura de uma pesquisa inclui a escolha do tema, a elaboração e a execução operacional do projeto, a organização do material coletado, a análise e discussão dos resultados, a elaboração do relatório final e divulgação dos resultados.
A Escolha do tema é o primeiro passo para a definição do protocolo de pesquisa. O pesquisador deve escolher, o que de fato quer estudar. Ao identificar, estará apto para seguir com sua pesquisa.
Formulação do problema (Questão da pesquisa)
Uma vez selecionado o tema, a definição do problema é o passo seguinte e de sua correta formulação, dependerá o sucesso da pesquisa. As principais características da questão da pesquisa e seus respectivos requisitos de aplicação são:
Factível : Um pesquisador deve conhecer seus limites, assim como os disponíveis, antes de enveredar por um caminho que não pode trilhar. Isso evita o gasto de tempo e de recursos materiais e financeiros.
Interessante : É igualmente importente que o objeto da pesquisa desperte o interesse do pesquisador e muitos são os motivos que podem despertar esse interesse.
Nova (Inovadora) : Toda boa pesquisa deve produzir novos conhecimentos, ou, pelo menos, questionar ou confirmar se um achado anterior pode ser repetido ou não, ou, ainda, se os resultados obtidos para uma determinada população são aplicáveis a outra.
Ética : O primeiro ponto a ser considerado: "Se uma pesquisa não é cientificamente correta, ela não é ética". A resolução CNS 196/96 considera que toda