Metodologia Cientifica
Tema: Gestão de Manutenção – Um saldo de Qualidade
Definição do Problema: Como reduzir significativamente os custos, melhorar o processo com a Gestão de Manutenção mantendo o saldo de Qualidade?
Criação da hipótese: Um processo de manutenção sem uma boa gestão, tende ao aumento de estimativa de prazos x custos, indefinição de prioridade de solicitações, redução da qualidade e ineficiente avaliação de recursos.
Operacionalização da pesquisa:
Manutenção - Conjunto de ações conduzidas com o fim de manter em condição aceitável as instalações e o equipamento fabril de forma a assegurar a regularidade da produção, a sua qualidade e a segurança com o mínimo de custos totais.
Evolução da Manutenção - Reparações simples realizadas pelos operários da produção sem caráter sistemático, Serviço próprio de manutenção realiza reparações quando ocorrem avarias, Serviço próprio de manutenção atuante de uma forma organizada com planejamento das ações de reparação e alguma manutenção preventiva, Manutenção realizada com completo domínio das metodologias preventivas e Abordagem sistêmica da manutenção integrada no sistema produtivo.
Objetivos da Manutenção - Redução de custos, Evitar paradas com perdas de produção, Reduzir tempos indisponibilidade do equipamento, Reduzir emergências e número de avarias, Melhorar a qualidade da produção, Aumentar a segurança, Aumentar o tempo de vida dos equipamentos e Aumentar o output da produção.
Tipos de Manutenção
Gestão de Manutenção - A maioria das empresas acreditam que a manutenção se resume apenas em custo, a gestão de manutenção veio para demonstrar como o possível minimizar os impactos dos gastos com manutenção com estratégias que refletem diretamente nos resultados da organização. Mas para que esta gestão seja realmente eficaz, o foco precisa ser realmente na manutenção.
Quebras constantes de equipamentos, por exemplo, pode ser um sinal de gestão de manutenção