Metodologia Cientifica
Razões Intelectuais: pelo desejo e pela própria satisfação de conhecer.
Razões Práticas: pelo desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente e eficaz.
Para atender a uma necessidade social.
Conhecimento:
Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam de acordo com o meio.
Se dá pela vivência circunstancial e estrutural das propriedades necessárias à adaptação, interpretação e assimilação do meio interior e exterior ao ser.
TIPOS DE PESQUISA
De acordo com seus objetivos e características as pesquisas podem ser classificadas quanto:
À natureza: pesquisa Básica- Pesquisa Aplicada.
À abordagem: Quantitativa- Qualitativa.
Aos procedimentos: Bibliográfica- Documental- Estudo de Caso- Campo.
RESUMO: É a síntese das partes relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta, onde se expõem objetivos, metodologia e também resultados, conclusões e recomendações do texto resumido. Quem ler o resumo deve ter a ideia razoavelmente clara do trabalho. Informar a essência do trabalho de maneira resumida.
INTRODUÇÃO: Apresentação do tema trazendo um panorama geral da situando-o no tempo e espaço.
A introdução deve: estabelecer o assunto, o tema o objeto; Delimitar o problema; apresentar a importância e o proposito do trabalho; trazer aspectos da metodologia.
JUSTIFICATIVA: é o momento em que você demonstra a importância da sua pesquisa; descreve porque a Universidade, orientador ou instituição financiadora deve apostar na sua ideia. Ainda convence o leitor que seu trabalho deve ser lido.
OBJETIVOS DA PESQUISA: Objetivo Geral. É sinônimo de proposito, portanto deve definir o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa. Fornecem diretrizes para ação na pesquisa como um todo.
Objetivos específicos. Não devem estar distantes do objetivo geral, pois são estratégias particulares para se alcança-lo. Objetivos modestos, mas plausíveis, tem maior probabilidade de serem alcançados.