metodologia cientifica
PLANOS ECONOMICOS DO BRASIL: PLANO BRESSER
Curso de Administração
Disciplina: Introdução da economia
08/04/2014
Tiago Alves Pontes
Marcos Roberto Nunes de Almeida
Pablo Augusto da Silva Santiago
Ramiro Rosa
Fabricio de Aguiar
Luiz Antonio dos Santos Junior
PLANOS ECONOMICOS DO BRASIL: PLANO BRESSER
Curso de Administração
Disciplina: Introdução da economia
08/04/2014
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar de forma simples uma parte da nossa história, no que diz respeito à condução de nossa política monetária ao longo do período que vai de 1987 à 1988 com o afamado “Plano Bresser”.
Plano esse, que tenta na forma de decreto, substituir o então fracassado plano cruzado mas se mostra ineficaz tanto quanto o plano que o deu lugar, não dando conta de estabilizar a inflação em nosso país, e cedendo lugar posteriormente ao “Plano/Verão”.
Plano Bresser
O Plano Bresser foi apresentado em 16 de junho de 1987 através de Decretos-Lei 2335/87, 2336/87 e 2337/87, pelo então Ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira, e tinha a missão de controlar a inflação herdada
Em abril de 1987, Luis Carlos Bresser Pereira assume o Ministério da Fazenda do então presidente José Sarney, enfrentando uma inflação de 23,21%.
O principal objetivo do plano não era acabar com a inflação, nem com a indexação, mas evitar a sua aceleração e a hiperinflação, e para isso era necessário diminuir o déficit público que já representava uma parte considerável do PIB, pois nesta época o governo gastava mais do que arrecadava em impostos.
Uma das armas do ministro foi o congelamento de preços e a desvalorização cambial, mas o que seria uma solução momentânea não resolvia os problemade
Dados os objetivos do Plano Bresser que tinha caráter emergencial, ao contrário do Plano Cruzado algumas