metodologia cientifica
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
CAMPUS CAJAZEIRAS
Disciplina: Metodologia Científica – Cr: 04 – Ch: 60
Docente: Prof. Dr. Wiama de Jesus Freitas Lopes.
Discente: _____________________________________________________
Referência
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207p.
Metodologia
Metodologia é a descrição detalhada dos métodos, técnicas e processos seguidos na pesquisa, explicando as hipóteses ou pressupostos, população ou amostra, os instrumentos e a coleta de dados.
Os métodos inéditos desenvolvidos pelo autor devem ser justificados e suas vantagens apontadas em relação a outros autores. Novas técnicas podem ser descritas com detalhes, inclusive novos equipamentos ilustrados com fotografias e desenhos.
Neste capítulo será apresentado os métodos e procedimentos adotados para o desenvolvimento do trabalho. Este capítulo é de extrema importância, pois as conclusões e achados de uma pesquisa terão pouca validade científica se a forma como se chegou a eles carecer de cientificidade. O pesquisador precisa usar métodos cientificamente aceitos na busca pela compreensão do mundo. Para que o trabalho tenha qualidade, deve usar métodos que façam sentido para os outros pesquisadores da área, lidando com problemas semelhantes. O rigor na apresentação dos detalhes dos procedimentos metodológicos adotados imprime confiança no leitor, pois significa que a pesquisa foi realizada com a exatidão necessária para que se possa acreditar nos resultados obtidos.
A metodologia escolhida deve ser aquela que mais irá ser adequada ao seu objeto de estudo e à abordagem aplicada.
Há dois métodos principais:
1) quantitativo, que é o uso de instrumental estatístico, de dados numéricos; e
2) qualitativo, que se caracteriza pela qualificação dos dados coletados, durante a análise do problema.
A taxonomia de verbos para uso em metodologia (verbos de ação) a seguir foi fornecida