Metodologia cientifica
O esqueleto é responsável pela sustentação do corpo, da proteção dos órgãos e fornece pontos de apoio para fixação dos músculos.
É constituído de ossos e cartilagens de articulação, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial: caixa craniana, caixa torácica e coluna vertebral. A mandíbula é o único osso móvel da cabeça que serve para a mastigação. Observações:
a) - no osso esfenóide existe uma depressão denominada de sela turca onde se encontra uma das menores e mais importantes glândulas do corpo humano - a hipófise, no centro geométrico do crânio.
b) - Fontanela ou moleira é o nome dado à região alta e mediana, da cabeça da criança, que facilita a passagem da mesma no canal do parto; após o nascimento, será substituída por osso. 2-Esqueleto apendicular: a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
A coluna vertebral é formada pelas vértebras, que são uma série de anéis com um orifício central, pelo qual passa a medula espinal, órgão nervoso de fundamental importância.
As vértebras são 33 e não são todas iguais; divididas em: As primeiras 7 vértebras se denominam cervicais; a primeira se chama atlas e a segunda áxis. Depois das cervicais 12 vértebras dorsais que unem-se as costelas, fechando a caixa torácica, protegendo os órgãos contidos no tórax. Após as dorsais 5 vértebras lombares. A estas, 5 vértebras soldadas entre si, que formam o osso sacro e, por último, as 4 ou 5 rudimentarias., recebe o nome de cóccix ou osso caudal. Discos cartilaginosos são as articulações que se interpõe entre as vértebras e da mobilidade a coluna vertebral, garantindo a esta a máxima resistência. Caixa torácica: É formada pela região torácica, coluna vertebral, osso esterno e