metodologia cientifica dedutiva
RESUMO: O presente artigo estabelece-se como uma representação sintética em forma de texto, acerca da Metodologia Científica Positivista no âmbito da pesquisa, observação e sua aplicação na aprendizagem do homem. Este trabalho foi feito no intuito de esclarecer os pressupostos Positivistas nas ciências sociais, de forma sucinta expõe-se questões relativas à influência do Positivismo e a concepção de seus métodos. Para tal, foram aproveitadas citações específicas relacionadas ao tema, a fim de reforçar as ideias aqui inseridas. Ao findar deste, o autor elucida a utilização dos planos positivistas e o distingue por suas propriedades calcadas na observação, para assim tomar um evento ou fenômeno como legítimos.
PALAVRAS-CHAVES: Dedutivo, método, trabalho.
INTRODUÇÃO
A investigação científica de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999) para que seus objetivos sejam atingidos: os métodos científicos. Método científico é conjunto de processos ou operações mentais que se devem empregar na investigação. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa. Os métodos que fornecem as bases logicas à investigação são: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico.
1. Referenciais Teóricos
1.1 Aspectos Conceituais
Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de analise do geral para o particular, chega a uma conclusão. Uso o silogismo, construção logica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão.
A dedução é o raciocínio pelo qual se passa de uma proposição mais geral para outras menos gerais, sem recorrer à experiência. De maneira geral, entende-se que a