etnicos raciais
Para Rampazzo ( 2005 p13 ) "A metodologia cientifica é, pois aquela disciplina que ensina o "caminho", quer dizer, as normas técnicas que devem ser seguidas na pesquisa cientifica".
Dada a diversidade de métodos, alguns autores costumam classificá-los em gerais, também denominados de abordagem, e específicos, denominados discretos ou de procedimento.
Os métodos gerais ou de abordagem oferecem ao pesquisador normas genéricas destinadas ao estabelecer uma rupta entre objetivos científicos e não científicos. Esses métodos esclarecem os procedimentos lógicos que deverão ser seguidos no processo de investigação cientifica dos fatos da natureza e da sociedade. Neste grupo, pode-se incluir métodos dedutivo,indutivo, hipotético-dedutivo, dialético, fenomenológico.
Método dedutivo: é o método que parte do geral e , a seguir, desce ao particular. A partir de princípios, leis ou teorias consideradas verdadeiras e indiscutíveis, prediz a ocorrência de casos particulares com base na lógica.
Método indutivo: É um método responsável pela generalização, isto é, partimos de algo particular para uma questão mais ampla, mais geral. Tanto o método indutivo quanto o dedutivo concordam com o fato de que o fim da investigação é a formulação de leis para descrever, explicar e prever a realidade; as discordâncias estão na origem do processo e na forma de proceder. Enquanto os adeptos do método indutivo (empiristas) partem da observação para depois formular as hipóteses, os praticantes do método dedutivo têm como inicial o problema (ou a lacuna) e as hipóteses que serão testadas pela observação e pela experiência.
Método hipotético-dedutivo: inicia-se com um problema ou uma lacuna no conhecimento cientifico, passando pela