Metodologia Cient Fica
O mundo evoluiu muito rapidamente nesses últimos anos, e a cada passo dado para isso, um novo buraco se forma em nossa natureza e todo seu ecossistema. Isso se deve a forma com que fomos educados para conseguir essa evolução, pois há uma ideia de que para que se possa haver riqueza e crescimento terá que acontecer uma certa degradação, onde, observamos um descaso com o meio ambiente mediante as economias
Pesquisadores e estudiosos tentam reverter novas tecnologias e fontes renováveis todo mal causado ao meio ambiente pelo ser humano, buscando maneiras sustentáveis que possa amenizar o abalo que de um modo vem fazendo mudanças em todo cotidiano do planeta terra. Se observar poderão ver que nada disso mudara sem antes modificar forma de pensar dos seres causadores de tal estrago, assim ter ensinado e educando as pessoas para que o mundo passe por um processo de conscientização ambiental.
Os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar, qualificando os alunos para um posicionamento crítico face à crise socioambiental, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para a questão da sustentabilidade no seu significado mais abrangente. (JACOBI, 2005).
Segundo Lorenzi (2003, p.129-136) [...] “podemos iniciar um processo de reflexão no sentido que as mudanças só ocorrem quando mudarmos nossos hábitos e comportamentos através da educação”. Pode-se observar um descaso da população em contribuir para que se possa melhorar a qualidade de vida, pois esses problemas ambientais logo se tornam um problema social. Para Jacobi (2005) A sociedade é quem produz seus riscos, e com a intensidade dessa agravação seu descaso pode levar a se transformar em um problema bem pior, ocasionando a destruição do meio ambiente e do seu ecossistema.
Faculdade Unida de Campinas
FacUnicamps –