Metodologia Bonsiepe
A metodologia de Bonsiepe (1983) fornece uma orientação para o processo projetual apresentando técnicas e métodos para o desenvolvimento de produtos, através de projetos experimentais. O autor defende que o desenhista projetual deve ter uma liberdade relativa na seleção de alternativas para o projeto, podendo tomar decisões pessoais devido a sua competência profissional. Sendo assim, Bonsiepe somente sugere as propostas por ele utilizadas, que poderão ser selecionadas para o desenvolvimento de outros novos produtos.
O autor organizou os procedimentos de desenvolvimento de produtos conforme os seguintes passos:
Problematização: Nesta primeira etapa é onde são traçadas as metas gerais do projeto.
Devem ser apresentados os fatores e as influências do problema e as situações que devem ser melhoradas. A problematização serve como uma introdução ao projeto, devendo ser apresentada de forma breve e concisa.
Análise: Nesta etapa faz-se uma análise das características dos produtos e processos existentes. Bonsiepe não sugere uma análise detalhada de produtos similares, e sim, um levantamento do estado da arte, onde devem ser conferidas as funções, características de uso do produto, análise funcional, de materiais, estrutural, morfológica, ergonômica, entre outras que venham ser definidas pelo projetista. O objetivo desta etapa consiste em preparar o campo de trabalho para, posteriormente, entrar na fase de design do produto, juntando e interpretando informações que poderão ser relevantes ao projeto.
Definição do problema: Nesta etapa é feita uma síntese do problema, onde estes devem ser estruturados, fracionados e hierarquizados. É o momento em que se definem os requisitos e prioridades, para que possa dar início à formulação do projeto. Bonsiepe sugere listar estes requisitos e demais parâmetros condicionantes, como materiais, processos e preços, pertinentes ao projeto, para a obtenção de