metodoligia
Silvia Cristina Mangini Bocchi*
Resumo
Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfico com a finalidade de fazer uma análise temática da produção do conhecimento em periódicos, sobre o papel do enfermeiro como educador junto a cuidadores familiares de pessoas com
AVC (Acidente Vascular Cerebral). O corpus de análise reuniu artigos localizados nas décadas de 80 e 90, a partir das bases de dados Medline, Lilacs e Cinahl. A análise de conteúdo foi o referencial metodológico que permitiu organizar o conhecimento em duas categorias: a intervenção educacional na fase aguda e o suporte após a alta hospitalar.
Descritores: enfermeira; cuidador familiar;
AVC
Abstract
This article was written based on bibliographical research aiming at making a thematic analysis of the production of knowledge in newspapers and magazines about the nurse’s role as an educator toward people who care for BVA (brain vascular accident) patients. The analysis gathered articles published in the 80’s and 90’s, from the Medline, Lilacs and Cinahl databases.
Content analysis was the methodological background that allowed the organization of knowledge in two categories: educational intervention in the acute stage and the postdischarge support.
Descriptors: nurse; family caregiver; BVA
Title: The nurse’s role as an educator toward people who care for BVA patients
1 Introdução
Este artigo é parte de um trabalho extenso, em que a autora vem desenvolvendo processos investigatórios sobre cuidadores familiares de pessoas com AVC, visando ampliar o conhecimento sobre o objeto, como uma estratégia retroalimentadora do ensino, da pesquisa e da assistência.
Num primeiro momento realizou-se um estudo bibliográfico em periódicos, quando a mesma analisou a produção do conhecimento sobre a temática.
O trabalho apontou ser um conhecimento, essencialmente internacional, tendo seu marco