Metodoligia do ensino superior
Curso de pós-graduação em Controladoria
Aluna: Ana Carolina Roche
Pólo: Curitiba
Data de início: 26/11/2011
Disciplina: Metodologia do Ensino Superior
Data de entrega: 18/12/2011
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE
NO ENSINO DA CONTABILIDADE
INTRODUÇÃO
A perspectiva disciplinar atual é resultado da especialização científica, que favoreceu o progresso do racional e do particular, ocasionando uma fragmentação do saber e a divisão do conhecimento em áreas específicas.
O processo dinâmico do capitalismo e a consequente globalização passaram a demandar indivíduos adaptados a este novo ambiente, que fossem capazes de administrar a grande quantidade de informações e a complexidade das novas relações geradas.
Nesse contexto, a correlação entre diferentes disciplinas e áreas do conhecimento torna-se essencial para a capacitação de profissionais aptos a enfrentar os desafios contemporâneos e acompanhar o desenvolvimento das organizações. Responsável por registrar e interpretar os fenômenos que provocam variações da situação patrimonial das organizações, o contabilista também precisa romper com seu enfoque original de “guarda-livros” e tomar para si a responsabilidade de gerador de informações gerenciais e auxiliador no processo de tomada de decisões. Mas para isso é necessário que tenha consciência da organização como um todo, visão que só pode ser obtida com a integração de todas as disciplinas de seu currículo.
A melhor maneira de superar a fragmentação dos campos do saber e suas limitações é aplicar a interdisciplinaridade ao ensino contábil, derrubando barreiras e aumentando o leque de atuação do contador.
A POLIVALÊNCIA DO CONTADOR
O cenário econômico atual pode ser comparado a um organismo vivo, pois é complexo e está sempre em movimento. Para acompanhá-lo e atuar com competência, o profissional contábil necessita estar em sintonia com outras áreas do conhecimento, sendo capaz de vincular saberes de