Metodo tradicional do serviço social
Método Tradicional do Serviço Social
Castanhal
2010
rosy brasil brasil
Método Tradicional do Serviço Social
Trabalho de Bacharelado em Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ll.
Orientador: Prof.: Adarly Rosana Moreira Goes
Castanhal
2010
INTRODUÇÂO
A profissão de assistente social surgiu no Brasil na década de 1930. O curso superior de serviço social foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão. Em virtude das mudanças ocorridas na sociedade e no seio da categoria um novo aparato jurídico se fez necessário de forma a expressar os avanços da profissão e o rompimento com a perspectiva conservadora. Hoje a profissão encontra-se regulamentada pela Lei 8662 de 07 de junho de 1993 que legitima o Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais. E, fundamentalmente, define em seus artigos 4º e 5º, respectivamente, competência e atribuições privativas do assistente social.
Além da Lei, contamos também com o Código de Ética Profissional que veio se atualizando ao longo da trajetória profissional. Em 1993, após um rico debate com o conjunto da categoria em todo o país, foi aprovada a quinta versão do código de Ética Profissional, instituída pela resolução 273/93 do CFESS.
No início da década de 40 os profissionais formados nas primeiras escolas de Serviço Social no Brasil, participaram de cursos promovidos pela concessão de bolsas de estudos nos Estados Unidos, e quando regressaram, implantaram o que foi caracterizado como um processo metodológico de Serviço Social de Caso, Serviço Social de