Metodo Tabelinha
Métodos anticoncepcionais naturais são aqueles na qual a abstinência sexual é praticada em alguns dias antes e após a ovulação. Sendo assim o método da tabelinha baseia-se no fato de que a maioria das mulheres ovula ou produz óvulo maduro de 11 a 16 dias antes de cada menstruação, independentemente da duração de seus ciclos menstruais.
A tabelinha é um calculo que se faz baseado nos dias do ciclo menstrual para saber quando é o período fértil da mulher, ela pode ser utilizada para programar uma gravidez ou para evitá-la, embora como método contraceptivo ela não seja muito eficaz. A menstruação é uma descamação do endométrio (membrana que reveste a camada do útero) acompanha de saída de sangue. Isto ocorre porque os ovários reduzem muito a secreção de hormônios, e estes, por vários mecanismos, reduzem o estímulo ao endométrio, cujas células morrem e descamam; o ciclo menstrual PE dividido pela ovulação em duas fases: - Fase Folicular: a fase folicular começa com o inicio da menstruação e termina com a ovulação;
- Fase Lútea: a fase lútea começa com a ovulação e termina com o inicio da menstruação.
Alguns sinais do corpo que ajuda a identificar a ovulação:
- Dor no baixo abdômen: dentre as muitas causa da dor uma delas é a ovulação;
- Secreção muco cervical: é a saída, pela vagina de uma secreção que aparecem com uma clara de ovo;
- Temperatura do corpo: perto da ovulação, a temperatura do corpo aumenta até meio grau centígrado.
Fora desse período, as chances de engravidar são menores; entretanto, a tabelinha não é um método seguro para evitar filhos e não previne a transmissão de doenças; sendo que sem um ciclo regular os cálculos podem dar errado.
Não há contra indicação absoluta para o uso deste método, no entanto mulher com ciclos irregulares em que a diferença entre o ciclo mais curto e o ciclo mais longo for maior ou igual há dez dias não deve utilizá-la.
Assim sendo existe duas formas de tabelinha a para não