métodos artificial concepcional
3. Para que eles servem? A prevenção da gestação não planejada é fundamental, principalmente para adolescentes e adultos jovens sexualmente ativos , que devem ser orientados precocemente, uma vez que a idade para inicio das relações sexuais está diminuindo cada vez mais, enquanto estão aumentando o número de adolescentes grávidas.
4. Quais são eles? Como saber qual usar? A escolha do método Os métodos contraceptivo deve ser contraceptivos podem sempre personalizada ser divididos lavando-se em conta didaticamente em: fatores como idade, comportamentais, de número de filhos, compreensão e tolerância barreira, dispositivos ao método, desejo de intra-uterino(DIU), procriação e a presença de métodos hormonais e doenças crônicas que cirúrgicos possam agrava-se com o uso de determinado método
5. O que são Métodos Naturais? Os métodos naturais dispensam medicamentos ou qualquer tipo de aparelho durante a relação sexual. E não protege de nenhuma doença sexualmente transmissível.
6. O que é tabelinha? A tabelinha consiste em não manter relações sexuais nos dias férteis da mulher (período de ovulação). Num ciclo de 28 dias, o dia fértil é o 14. Para identificar o período fértil por este método é preciso fazer uma observação rigorosa do ciclo menstrual.
7. Como fazer a tabelinha? Após 6 meses de observação, deve-se calcular a diferença entre ciclo mais curto e o mais longo. Se a diferença for maior que 10 dias, a mulher não pode utilizar a Tabelinha. Exemplos de ciclos: Ciclo Menor: 27 dias Ciclo Maior : 31 dias Diferença: 04 Dias Devera diminuir 18 dias do ciclo mais curto e depois diminuir 11 do número de dias do ciclo mais longo.
8. Exemplo: N° de dias do ciclo mais curto: 27 – 18 = 9 N° de dias do ciclo mais longo: 31 – 11= 20