Metodo start
START- (Triagem Simples e Tratamento Rápido) é um processo utilizado em situações onde a emergência ultrapassa a capacidade de resposta da equipe de socorro. Utilizado para alocar recursos e hierarquizar o atendimento de vítimas de acordo com um sistema de prioridades, de forma a possibilitar o atendimento e o transporte rápido do maior número possível de vítimas. Quando acontece um acidente de grande proporção é necessarios que a equipe de salvamento e resgante faça uma triagem no local do acidente nas questões de gravidade e estados das vítimas; gravissimas, graves, sem risco. Assim as possibilidade de buscarem melhores recursos para o socorro e melhores materias para que seja feito o resgaste com precisão casos as condiçoes do local forem insuficientes frente ao acidente. Para isso é necesario utilizar um método que seja padrão em todo o mundo, o Método START- (Triagem Simples e Tratamento Rápido)que contempla a avaliação das condições do acidente as condições fisiológicas da vítima em três fatores que são: respiração, circulação sanguínea e nível de consciência, por meio de um fluxograma que prioriza o atendimento por cores:
Vermelha- 1º prioridade : São as vítimas que apresentam sinais e sintomas que demonstram um estado crítico e necessitam tratamento e transporte imediato
Amarela – 2º prioridade : São as vítimas que apresentam sinais e sintomas que permitem adiar a atenção e podem aguardar pelo transporte.
Verde - 3º prioridade: São as vítimas que apresentam lesões menores ou sinais e sintomas que não requerem atenção imediata.
Preta – 4 º prioridade: São as vítimas que apresentam lesões obviamente mortais ou para identificação de cadáveres.
Em alguns lugares do mundo o START tem outras classificações de cores mas o objetivo continua o mesmo: resumir a situação da vítima, pode haver variação das cores mas a classificação de prioridades é a mesma. O maior objetivo deste método é salvar o maior numero possível